quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Conheça hábitos alimentares que ajudam a combater a celulite

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Eliminar toxinas do organismo; melhorar as funções digestiva e intestinal; suprimir alimentos alergênicos; incluir na dieta nutrientes que estimulem a formação das fibras de colágeno e reduzir o estresse são condutas que ajudam a combater a celulite, diz nutricionista Flávia Morais, especialista em qualidade de alimentos e nutrição funcional.

Não existe dieta mágica, mas a especialista tem sugestões que, afirma, ajudam a melhorar a aparência dos furinhos.

Sua dica para diminuir as toxinas é a hidratação. "Devemos ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Sucos de frutas orgânicas, infusão de ervas e água de coco também são boas alternativas."

Reduzir o consumo de sódio ajuda a evitar a retenção de líquidos. Para isso, ela recomenda diminuir sal, enlatados, conservas, embutidos e industrializados.

E vale trocar o sal comum pelo light, usando mais os sabores de temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão, que têm antioxidantes.

Cafeína e álcool são outros itens que devem ser evitados, já que causam a constrição de pequenos vasos sanguíneos, favorecendo o inchaço.

Outra recomendação da especialista, claro, é zelar pela saúde do intestino.


Além da constipação (prisão de ventre), tratada com a ingestão de fibras, há a disbiose intestinal. Nesse transtorno, causado por uso indiscriminado de antibióticos, antiinflamatórios e anticoncepcionais, estresse e exposição a alimentos alergênicos, as bactérias da flora normal ficam em minoria, debilitando o organismo.

"Os primeiros passos para o tratamento são excluir alimentos alergênicos como trigo, leite, amendoim, soja, ovo, frutos do mar e milho, e usar suplementos de probióticos, fontes de bactérias boas que fortalecem a microbiota intestinal", explica.

Ela sugere a inclusão de frutas e legumes com bastante água na dieta, como abacaxi, melancia, cítricas, pepino e salsinha, que hidratam e desintoxicam.


Outro grupo de substâncias indicadas são as ricas em silício, mineral envolvido na produção de colágeno. Aveia, chá de cavalinha e água mineral são boas fontes.



Aveia: rica em silício
"Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha, e usar a aveia em flocos em saladas de frutas", indica Morais.

O cardápio anticelulite segue com itens antioxidantes, como uva escura, azeite de oliva extravirgem, óleos de semente de abóbora e macadâmia, cacau, castanha-do-pará, amora, framboesa e mirtilo, que melhoram a circulação e a textura da pele.

Acerola: ótima fonte de betacaroteno (precursor da vitamina A) e vitamina C
Dois outros grupos importantes são os dos alimentos ricos em vitamina A (tomate, cenoura, vegetais escuros) e C (frutas cítricas, acerola, morango, goiaba, caju). Eles estimulam a produção de colágeno, que melhora a elasticidade e a firmeza da pele.

O ômega 3 (salmão, sardinha, semente de linhaça) também ajuda, por interferir no acúmulo de gordura.

Folha



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Empresa de alimentos é multada por omitir presença de transgênicos

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O DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça, multou a empresa Alimentos Zaeli em R$ 548 mil por deixar de informar no rótulo do produto a existência de ingrediente transgênico em sua farinha de milho.




Constatada a presença de transgênicos não informados no rótulo

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor  e com o decreto 4.680/2003, é obrigatório informar no rótulo do alimento a presença de mais de 1% de ingredientes transgênicos. Análise de laboratório confirmou a presença de 22% de milho geneticamente modificado.

O valor da multa deverá ser depositado em favor do Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.

Última Instância - 08/01/2012 - 13h36

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Tofu mediterrâneo

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Um recheio prático, nutritivo e protéico pra torradas e pães integrais, pães multi grãos, ou como recheio pra pizzas ou acompanhamento do arroz.




Ingredientes:


+/- 1 Kg de Tofu

Azeitona preta ou verde fatiada –  200 gramas

1 lata de milho verde – 200 gramas

1 ou 2 pimentões vermelhos ou amarelos

1 maço de cebolinha

Orégano ao gosto

Alho e sal marinho ao gosto

Azeite extra virgem

Preparo:

1) Fatiar os pimentões e a cebolinha, juntando-os às azeitonas e ao milho verde (retirar o líquido); reservar.
2) Escorrer todo soro do tofu, lavar, e em outro pote fatiá-lo e amassá-lo por completo com um garfo.
3) Socar o alho junto ao sal, e misturar ambos ao azeite, depois misturando no tofu.
4) Juntar o tofu aos outros ingredientes (1).
  
Obs: manter em pote fechado sob refrigeração.