Camponeses indianos aprenderão agricultura orgânica em Cuba

Share |






Nova Deli, 26 abr (Prensa Latina) Um primeiro grupo de camponeses do estado indiano de Karnataka viajarão a Cuba em dezembro para aprender com as experiências da ilha na agricultura orgânica, confirmaram hoje fontes oficiais.

  A.S. Anand, chefe da Missão de Cultivos Orgânicos desse território do sul da Índia, declarou hoje ao diário The Hindu que os 800 casais que participarão do programa de 15 dias já foram selecionados e apenas se espera pela aprovação do gabinete estadual para gerenciar a viagem.

De acordo com o servidor público, para escolher os 1.600 candidatos levou-se em conta que fossem pequenos agricultores, dedicados a produzir alimentos e não cultivos comerciais.

Acrescentou que as autoridades cubanas lhes aconselharam que a melhor estação para aprender sobre agricultura orgânica em seu país abarca de dezembro a junho, por isso esperam enviar o primeiro dos quatro grupos em que serão divididos os camponeses no último mês do ano em curso.

Segundo Anand, o fato de que a agricultura orgânica é praticada em quase 60 por cento das terras cultiváveis de Cuba foi a razão principal que levou a Missão a escolher a ilha caribenha como referência.

Apontou que essa forma de cultivar a terra não só se pratica nos campos cubanos, como também nas zonas urbanas, pelo que a maioria de seus habitantes são ao mesmo tempo consumidores e produtores.

Um dos interesses principais é que os camponeses indianos estudem o cultivo orgânico da cana de açúcar que se pratica em Cuba, onde existem cooperativas integradas por 300 e 400 agricultores.

Estamos considerando pôr em prática esse exemplo em Karnataka e para isso ajudaremos os agricultores a viajarem a Cuba para formar pequenas cooperativas canavieiras similares, afirmou Anand.

ocs/nm/es

Comentários